Maternidade

Função do espelho no quarto do bebê.

A criança ao se enxergar, começa a se reconhecer como indivíduo e isso auxilia no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade.

O bebê tem grande afeição pelo rosto humano. É importante para o bebê reconhecer seu próprio rosto, identificar as suas expressões, bem como as possibilidades de movimento dele e de seu corpo. Isso não se dá de forma consciente, é um processo… E não é preciso pressa! Respeitar o tempo de cada criança é uma das premissas do método montessori. 

Aos poucos, você perceberá como o bebê irá se divertir com a própria imagem no espelho. É um barato! 🙂

Se você acompanha o blog, certamente já entendeu que o primeiro primeiro passo para a montagem de um ambiente montessoriano é adotar o ponto de vista da criança. Tudo deve estar na altura dos seus olhos, ao alcance de suas mãos e no comprimento de suas pernas.

Por isso, o quarto montessoriano deve ser um ambiente especialmente preparado para a criança, onde tudo precisa ser pensado de forma que ela fique segura e livre ao mesmo tempo.

E aí entram duas peças- chave nesse ambiente especial: a barra de apoio e o espelho de acrílico. 

Barra de apoio

A barra tem a função de ajudar a criança a se levantar ( e, depois, facilitar o começar a andar) sem depender da ajuda direta de um adulto.

Com a ajuda dela, aos poucos, a criança consegue se levantar sozinha e se locomover de acordo com sua vontade, o que contribui para a evolução motora.

Uma dica super bacana é pendurar objetos nessa barra de forma espaçada, para que a criança se sinta estimulada a alcançá-lo e, assim, tentar caminhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: